Mais de 10ME do FEDER para investimentos em Alcácer do Sal
A Câmara Municipal de Alcácer do Sal conseguiu captar mais de 10 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para financiar 13 milhões de euros em obras, num total de 22 candidaturas submetidas a este programa.
Para a autarquia “este é um valor substancial, que possibilita a concretização de intervenções essenciais para um melhor futuro para a população do concelho, empresas e visitantes."
Entre os projetos candidatados a comparticipação o município destaca, o Plano de Mobilidade do Torrão (Fases 1 e 2), o Interface de Transportes na zona ribeirinha nascente de Alcácer, a reconversão urbanística da zona envolvente ao Interface de Transportes, a Reconversão urbanística da zona ribeirinha nascente-Parque Urbano, a requalificação do cais para atracação de embarcações na margem sul da cidade, o Centro de Atividades Náuticas do Torrão (CANT) e a adaptação e criação de novas funcionalidades na piscina municipal coberta de Alcácer do Sal, assim como o espaço lúdico do Arêz, o parque lúdico intergeracional dos bairros de São João e Olival Queimado e a sala de snoezelen de Alcácer do Sal.
Quanto às intervenções relacionadas com a área da Educação, a autarquia salienta a requalificação da Escola Básica n.º1 de Alcácer (Telheiros), a reabilitação da Oficina da Criança e a requalificação das instalações do Centro Cultural dos Bairros de S. João e Olival Queimado, além de estarem contemplados planos inovadores de combate ao insucesso escolar.
Na Cultura e área Social, foram submetidas as candidaturas Programação Cultural em Rede-Alentejo Litoral!, Alcácer com Vida 2020 e o projeto CLDS 4G Alcácer do Sal.
Relativamente ao Património, as candidaturas apresentadas prendem-se com o Museu Municipal Pedro Nunes, a 2ª fase da iluminação cénica do património edificado de Alcácer, a conservação da muralha do Castelo de Alcácer do Sal e a recuperação do aqueduto de Santa Catarina de Sítimos.