Maria da Graça Carvalho finalista dos prémios para os melhores eurodeputados em duas categorias
A eurodeputada do PSD Maria da Graça Carvalho está entre os finalistas dos MEP Awards, atribuídos pela Parliament Magazine, em duas categorias distintas: Estratégia Digital e Mercado Único e Futuro da UE e Inovação.
Da
lista de nomeados, divulgada nesta quarta-feira, consta apenas mais um representante
português: a socialista Isabel Santos, selecionada na categoria de Segurança e
Defesa.
Maria da Graça Carvalho já contava, tanto na atual legislatura como na sua anterior passagem pelo Parlamento Europeu, diversas nomeações para os MEP Awards, sendo que inclusivamente foi a vencedora em 2011, na categoria de Investigação Científica e Inovação. Em 2013 foi finalista na categoria de Energia e, em 2020, já tinha sido selecionada na categoria de Mercado Único Digital. No entanto, é a primeira vez que acumula duas nomeações num ano.
“É uma grande alegria porque, sobretudo, significa a validação do trabalho que tenho vindo a desenvolver”, diz a eurodeputada do PSD. “Somos mais de 700 deputados no Parlamento Europeu, dos quais apenas algumas dezenas são indicados para estes prémios. Ser escolhida em duas categorias, incluindo a nova categoria do Futuro da UE e Inovação, que tem muito que ver com os temas em que estado envolvida em Bruxelas, deixa-me muito agradecida. Não trabalhamos para prémios e nomeações, mas estes têm a importância de nos confirmarem que há quem acompanhe e valorize o que fazemos”.
Os nomes dos vencedores serão divulgados no dia 29 de junho.
Maria da Graça Carvalho é natural de Beja. Foi conselheira do Comissário para Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, de novembro de 2014 a dezembro de 2015. Anteriormente, foi Deputada do Parlamento Europeu entre julho de 2009 e maio de 2014. Nessa condição, foi relatora do programa Horizonte 2020 - Programa-Quadro de Investigação e Inovação (2014-2020). Também foi conselheira principal do Presidente da Comissão Europeia Durão Barroso nas áreas de Ciência, Ensino Superior, Inovação, Investigação, Energia, Ambiente e Mudanças Climáticas de 2006 a 2009. Foi Ministra da Ciência e do Ensino Superior do XV Governo Constitucional e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional. É Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa).