Mértola lança projeto pioneiro “Bio Live Cam”
O Município de Mértola lançou o projeto “Bio Live Cam: Uma janela aberta para a Biodiversidade da região”, que consiste na captação de imagens da vida selvagem, 24h por dia e 365 dias por ano. Com 3 câmaras de gravação ativas, e brevemente mais duas, o projeto chega a diversas zonas e os vídeos podem ser assistidos no website ou no YouTube.
Nos últimos 11 meses, o Município de Mértola desenvolveu internamente este projeto inovador na área da cinegética e biodiversidade, que pretende transformar a maneira como se observa e se entende a vida selvagem.
O Mértola Bio Live Cam é uma iniciativa da autarquia do concelho e resulta de “múltiplos objetivos ambiciosos e benéficos para a biodiversidade e a comunidade científica”.
Através de imagens em tempo real, o projeto permite aos amantes da natureza, observarem os comportamentos de diversas espécies, nos seus habitats naturais, além de ser um recurso para biólogos, ecologistas, técnicos florestais, gestores cinegéticos e investigadores, facilitando os seus estudos.
Segundo o município, espera-se captar imagens de uma vasta gama de espécies, incluindo veados, gamos, javalis, coelhos-bravos, lebres-ibéricas, raposas, texugos, linces-ibéricos, várias aves de rapina e aves aquáticas migratórias, além de uma diversidade de avifauna residente.
O Mértola Bio Live Cam transmite imagens 24 horas por dia, 365 dias por ano e atualmente estão ativas 3 câmaras de alta-definição.
Em breve, serão ativadas mais duas, e a médio e longo prazo, o projeto será expandido para incluir novas localizações estratégicas, como são exemplo o Parque de criação de lebre-ibérica e locais de passagem de linces.
Em comunicado, a Câmara Municipal de Mértola refere que qualquer pessoa com um dispositivo conectado à internet pode assistir às transmissões ao vivo dos habitats e comportamentos das espécies. As imagens podem ser acedidas através do website ou YouTube do projeto.