Conversas, tertúlias, concertos, partilhas de poemas no dia mundial da poesia e emissões de rádio são algumas propostas que vão decorrer durante uma semana com o objetivo de evocar a memória e a visão de Serrão Martins, bem como o lugar de destaque que este sempre atribuiu à Cultura e ao Património.

Neste primeiro dia o destaque vai para um pequeno concerto comentado-Celina da Piedade ao Vivo na casinha com a participação de Ana Santos (violino). Um concerto marcado para as 21.00 horas que pode ser visto na página de Facebook da Câmara municipal de Mértola.

Serrão Martins nasceu em Mértola a 25 de março de 1944, foi eleito como presidente da Comissão Administrativa de Mértola logo após o 25 de abril de 1974, tendo sido depois eleito presidente da Câmara em 1976, pela coligação Frente Eleitoral Povo Unido e reeleito em 1979. Foi assim o primeiro autarca em Mértola a ser eleito em democracia. Durante os seus mandatos, destacou-se pelo empenho no desenvolvimento da cultura e da preservação do património do concelho, tendo sido por seu convite que os professores Cláudio Torres, António Borges Coelho e José Luís de Matos, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vieram para Mértola em 1978, iniciando um importante processo para a investigação do passado daquela vila, que incluiu a fundação do Campo Arqueológico. Serrão Martins faleceu na manhã do dia 23 de março de 1982, aos 38 anos de idade, num acidente de viação perto de Alcácer do Sal.

Em 2004, a Câmara Municipal de Mértola fundou a Fundação Serrão Martins, com a finalidade de promover a conservação, divulgação e valorização do património da Mina de São Domingos. O nome de Serrão Martins também foi colocado numa bolsa de estudos para o ensino superior, organizada pela autarquia.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.