Microsoft e GNR promovem Literacia Digital a mais de 48 mil crianças
No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criança, a Microsoft Portugal e a Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgam os primeiros resultados do programa de Literacia Digital, a decorrer a nível nacional. Desde o início da iniciativa, já foram realizadas mais de 1.200 sessões, em mais de 4 mil escolas do país.
As sessões gratuitas foram dirigidas a alunos, professores, encarregados de educação e comunidade sénior de todo o país, com a ajuda de 144 voluntários da Microsoft Portugal e mais de 400 militares da GNR.
O objetivo inicial mantém-se inalterado, o de “reforçar a Literacia Digital e sensibilizar para os princípios básicos de segurança na Internet”, como informam as entidades em comunicado de imprensa.
Após quatro meses desde o início das ações de sensibilização promovidas junto da comunidade escolar, e no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criança, a Microsoft Portugal e a GNR divulgam os primeiros resultados desta iniciativa.
“Em Portugal, desde o início deste ano e até ao final do mês de maio, a Microsoft Portugal e a GNR já realizaram mais de 1.296 sessões de sensibilização em 4.251 escolas em todo o país, as quais contaram com a participação de 49.160 pessoas, com destaque para as 48.226 crianças e adolescentes a frequentar o 1.º ciclo (33%), 2.º ciclo (57%) e 3.º ciclo e secundário (10%) de escolaridade”.
Paralelamente, e com o objetivo de aumentar o público, tanto a nível nacional, como internacional, as ações de sensibilização continuam a ir além fronteiras e nestes quatro meses já chegaram a um total de 150 crianças do 1.º Ciclo em Bucareste, na Roménia.
Estas ações de sensibilização, que são entregues todos os dias, ao longo do ano, pelos voluntários da Microsoft Portugal e pelos militares da GNR, procuram abordar temas como a importância da Cidadania Digital, a Inteligência Artificial, os perigos da desinformação e das notícias falsas, bem como o Cyberbullying e o furto de identidade, a privacidade e segurança dos dados e a dependência da Internet.