Milhares de pessoas esperadas na Feira D'Aires
Marisa Liz e Buba Espinho são os cabeças de cartaz de mais uma edição da Feira D’Aires que decorre a partir de hoje e até segunda-feira, em Viana do Alentejo. Uma Feira de muita tradição que, em 2024, assinala 271 anos de existência.
Ao longo de quatro dias, junto ao Santuário de Nª Sr.ª D’Aires, em Viana do Alentejo, voltam a ser esperadas milhares de pessoas que poderão desfrutar da programação musical, do artesanato, da gastronomia e das manifestações religiosas que o certame tem para oferecer, a par da tradicional feira franca.
Cerca de 70 expositores dos mais variados setores de atividade marcam presença nesta edição, para além das exposições, da feira franca, das tasquinhas, da gastronomia, do folclore, a animação está também garantida.
Para além da mostra das atividades económicas instalada no pavilhão de exposições, a Feira oferece ainda mais dois pavilhões, um dedicado à gastronomia, com produtos da região, e um outro aos espetáculos.
Na tenda da gastronomia para além da animação musical (Modas a 4, Descendentes, Grupo de Cantares Populares Seara Nova), há ainda a dança com o Grupo de Flamenco “Las Trianeras” e a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, o cante alentejano, com a presença de 6 grupos do concelho e do Grupo Coral de Cante Alentejano de Alvito – “Os Papa Borregos”, e o IX Festival de Acordeão, promovido pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo.
No pavilhão dos espetáculos, destaque para o XIII Festival de Folclore Feira D’Aires com a presença do Rancho Folclórico Malmequeres do Sorraia, do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca e do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, o concerto de Tributo aos Xutos e Pontapés, com GM – Tributo aos Xutos, a atuação de Putzgrilla e GRAVA VIBEZ com Hiitz, Dj’s MDK e Edu, e ainda concerto com Azinhaga.
Para os aficionados da festa brava, está marcada para domingo à tarde, a XVI para a Corrida de Toiros da Associação Equestre de Viana do Alentejo. Em praça vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, António Núncio e Francisco Maldonado Cortes, e os Grupos de Forcados Amadores de Évora e S. Manços.
A vertente religiosa assume especial destaque nesta Feira, o ponto alto é o terço e a procissão em torno do Santuário, no domingo, a partir das 17.00 horas.
Para os mais novos, o Espaço Criança dispõe de um conjunto de atividades para os quatro dias do certame.
A organização pertence à Câmara de Viana do Alentejo e conta com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho e associações locais.