O professor de história Florival Baiôa Monteiro que lecionou muitos anos na cidade de Beja era conhecido pelas causas que defendia não só a nível do Património mas também da luta por melhores acessibilidades e desenvolvimento do Baixo Alentejo no movimento Beja Merece+.

Historiador de Arte, natural de Beja, Florival Baiôa Monteiro, e quem o acompanhou na Associação de Defesa do Património de Beja, foi o impulsionador na recuperação de muitas tradições que tendiam a desaparecer, como As Maias, ou a divulgação e valorização do património azulejar da cidade, a reabilitação do Forno Comunitário da Tí Bia Gadelha, entre muitas outras.

Em 2019, Florival Baiôa Monteiro foi agraciado pela Câmara Municipal de Beja com a Medalha de Mérito Artístico e Cultural.

Comente esta notícia

Desapareceu uma das melhores pessoas da cidade de Beja, o meu grande amigo, Professor Florival Baiôa Monteiro, defensor como ninguém da nossa cultura popular, artística e do património de Beja, bem como as acessibilidades dos nossos transportes comboios, aeroporto e estradas. Descansa em paz grande AMIGO. Os meus sentimentos e força à família e ao Jornal ATUAL pela notícia partilhada.

Carlos Rosa

15/02/2024

As minhas sentidas condolências á família, amigos e Alentejo ATUAL. Ativista de justas causas.

Maria Joaquina Lança Santana

14/02/2024

E com muita penae desgosto que vi esta notícia pois como pessoa era excelente e como professor maravilhoso e comdefensor do património culural do baixo alentejo um grande homem profissional e defensor dos alentejanos muito desgosto e os sentidos pêsames para a familia ,sinto que pessoas como este nao deviam desaparecer da terra beijinhos para a familia

Maria magro

13/02/2024

Uma pessoa extraordinária. Uma perda inestimável para a cidade de Beja. Estou muito triste

Fernanda Sousa

13/02/2024

A cidade de Beja perdeu um entusiasta pelo património e tradições. Uma voz activa no apontar das carências da região.

Arsenia Estevens

13/02/2024

Lamento profundamente.Andámos na primária juntos.sentimentos sinceros à família.

Manel trindade

13/02/2024

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.