Moura: Santo Aleixo da Restauração protagoniza obra “Defender a Pátria”
O livro “Defender a Pátria: Ruralidade e Fronteira nas Guerras dos Séculos XVII e XVIII” vai ser hoje apresentado na Casa do Povo de Santo Aleixo da Restauração, a aldeia que serviu de objeto de investigação para a obra de João Espadeiro Ramos.
Foto: C.M. Moura
A união de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, o autor da obra e as edições Colibri promovem a apresentação do livro, pelo professor João Mário Caldeira, este domingo, às 11h.
A obra “Defender a Pátria” discute a questão do mundo rural e da fronteira nas guerras da Restauração e da Sucessão Espanhola e teve o seu foco de análise no concelho de Moura, mais especificamente na freguesia de Santo Aleixo.
O livro divide-se em quatro partes, em que se aborda o que aconteceu à aldeia e à sua população depois dos violentos ataques e da destruição.
O autor, mais conhecido pela atividade política e funções públicas que já desempenhou, surge agora na sua vertente de investigador. É mestre em História pela Universidade de Évora e frequenta atualmente um Programa de Doutoramento na mesma universidade, onde estuda a administração das aldeias e pequenos lugares em Portugal e no Império português.
Este não é o primeiro trabalho de João Espadeiro Ramos, sobre o tema nem sobre o território. Na sua dissertação de mestrado dedicou-se ao concelho de Noudar e Barrancos e publicou, na Revista Lacant, o artigo Quotidiano da Praça de Moura durante a Guerra da Restauração [1641-1668].
Mais antigo e focado num período mais recente é o livro Santo Amador e a Revolução, editado pela Cooperativa Cultural Alentejana, onde se debruçou sobre os efeitos da Revolução de Abril na sua aldeia natal.