“Não deixem que esta luz se apague” apresentado em Beja
O auditório da Biblioteca Municipal José Saramago em Beja recebe, esta tarde, pelas 18.30 horas, a apresentação pública do livro “Não deixem que esta luz se apague".
O título surge na sequência do desejo verbalizado pela Irmã Oblata Maria do Céu Valério, no seu final de vida referindo-se à filosofia percursora que, desde sempre, orientou os cuidados prestados aos idosos no Lar D. José do Patrocínio Dias, em Beja sob a sua supervisão, na qualidade de diretora técnica.
O livro que hoje vai ser apresentado, coordenado por Ana Paula Figueira e Catarina Pazes, em articulação com a Congregação das Oblatas do Divino Coração, reúne um conjunto de textos de pessoas da sociedade civil conhecedoras desta obra.
A apresentação na Biblioteca de Beja, aberta a quem nela quiser participar, promete ser um momento “de partilha e inspiração” e vai contar com as presenças da Irmã Maria Teresa Geraldo, Superiora da Congregação das Oblatas do Divino Coração, Patrícia Paquete, Terapeuta Ocupacional, Marisa Saturnino, vereadora da Câmara Municipal de Beja e Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda. Está ainda previsto um apontamento musical a cargo do Coro do Carmo de Beja.
A Irmã Maria do Céu Valério nasceu a 4 de novembro de 1965, em Videmonte, no distrito da Guarda.
Em 1983, aos 18 anos, entrou na Congregação das Oblatas do Divino Coração.
Era formada em Serviço Social e tinha o curso de Assistente de Geriatria. Ao longo da sua vida, desempenhou vários cargos, no dia 1 de novembro de 2012 foi nomeada Diretora Técnica do Lar D. José do Patrocínio Dias.
A Irmã Maria do Céu Valério foi reconhecida por diversos profissionais e investigadores da área dos cuidados geriátricos e paliativos, como pioneira e inovadora, ao ter promovido e desenvolvido na E.R.P.I que liderava, uma abordagem centrada na pessoa e na sua família, uma abordagem que tornou o Lar D. José do Patrocínio Dias, um exemplo de boas práticas. Faleceu a 15 de setembro de 2023, com 57 anos de idade.