Foto: O Atual

Segundo divulga a instituição de ensino superior, “estes dados refletem igualmente a diversidade e equilíbrio da produção científica nas quatro escolas que compõem o IPBeja, demonstrando uma presença uniforme da atividade de investigação em todas elas”. 

Ao longo do quadriénio 2021-2024, foram registados, na SCOPUS 491, documentos científicos, o que representa um aumento expressivo de 73% em relação ao período anterior (2017-2020), no qual foram contabilizados 284 documentos. “Este avanço reflete o compromisso do IPBeja e dos seus docentes em promover a investigação e o desenvolvimento científico como pilares estratégicos da sua missão”, refere também a instituição. 

Entre as recentes iniciativas de destaque encontram-se a divulgação dos trabalhos classificados como Q1 na SCOPUS e a aprovação de novos regulamentos de “apoio à atividade científica” e “apoio à realização de eventos científicos”, que irão reforçar o apoio à investigação dos docentes. 

Paralelamente, o IPBeja tem vindo a apostar na criação de unidades de gestão para os Centros de Investigação avaliados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e promovendo a integração dos alunos em projetos de investigação, incentivando o aumento da publicação científica.

Em 2025, o IPBeja vai dar início à implementação do master plan (plano diretor) para a infraestrutura agrícola do Outeiro, “um ambicioso projeto de médio prazo que tem como objetivo transformar esta área num centro de excelência europeu dedicado à investigação na agricultura do futuro”, explica o Instituto Politécnico de Beja. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.