O Centro Europe Direct do Baixo Alentejo foi ontem apresentado
A nova geração da rede Europe Direct continua a ser acolhida na região pela ADPM por escolha da representação em Portugal da Comissão Europeia, num concurso a que também concorreu a CIMBAL.
No evento inaugural do Europe Direct Baixo Alentejo, Jorge Revez, presidente da direção da ADPM, realçou a importância da existência destes centros nos territórios do interior, como estruturas difusoras de conhecimento sobre a União Europeia.
Por sua vez, Ana Sanches, Técnica da ADPM e Coordenadora do Europe Direct Baixo Alentejo salientou o reforço de meios humanos colocados ao serviço do Centro para poder responder ao volume de trabalho que a execução do plano de ação implica.
Ricardo Cataluna, Técnico e Animador do Europe Direct Baixo Alentejo, apresentou a nova rede de centros e outras redes europeias do território, realçando o trabalho desenvolvido particularmente junto das escolas e da comunidade mais idosa. Ricardo Cataluna reforçou ainda o papel que a informação e o conhecimento têm sobre os direitos dos cidadãos no contexto da União Europeia.
Sendo esta uma iniciativa de âmbito nacional, foi distribuído por todos os Centros uma mensagem de Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Também Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Política de Coesão e Reformas se associou a este momento num depoimento vídeo difundido na cerimónia.
A manhã encerrou com um painel de debate dedicado ao tema “Estratégia do Prado ao Prato no Baixo Alentejo: a prioridade do Pacto Ecológico Europeu e a nova Política Agrícola Comum”. Este debate, moderado pelo jornalista Justino Engana do O Atual, contou com a participação de Claudino Matos, Diretor-Geral da Associação de Agricultores do Sul – ACOS, e Ana Rita Sanches, Assistente de Investigação no MED – Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora.