“O Futuro inicia-se com a alteração da designação para Universidade Politécnica de Beja”
A afirmação é da Presidente do IPBeja- Instituto Politécnico de Beja e foi proferida no decorrer da cerimónia comemorativa dos 45 anos e da Abertura Solene do Ano Académico. Durante o evento, Maria de Fátima Carvalho falou sobre os desafios para o futuro do IPBeja, referindo que este começa pela inclusão do termo universitário no nome da instituição.
A cerimónia teve lugar no Auditório do IPBeja, Edifício da Presidência, e contou com diversas presenças, entre as quais da Provedora do Estudante, Albertina Raposo, do autarca de Beja, Paulo Arsénio, e ainda da Presidente do Conselho Geral do IPBeja, Ana Escoval.
O evento foi presidido por Maria de Fátima Carvalho, Presidente do IPBeja que, durante o seu discurso, apresentou alguns dos objetivos futuros da instituição, começando por afirmar que “o Plano de Ação traçado e a implementação por esta presidência seja a alavanca que permitirá ao IPBeja acompanhar os desafios do futuro, iniciando-se esse futuro com a alteração da designação para Universidade Politécnica de Beja”.
O IPBeja está também a trabalhar para alargar a oferta formativa, sendo que atualmente ministra meia centena de cursos superiores, CTeSP´s, licenciaturas, pós-graduações, a mais de 3 mil estudantes.
“Também a aposta no ensino à distância e em cursos de dupla articulação, ampliará as possibilidades formativas, colocando o IPBeja no patamar de reconhecimento internacional”, afirma Maria de Fátima Carvalho.
A criação de um observatório de sucesso académico; a disponibilização de mais serviços nas áreas de psicologia e psiquiatria; o incentivo à participação em atividades culturais desportivas e a melhoria das condições de alojamento, tendo em conta a construção da nova residência de estudantes, são alguns dos compromissos futuros do IPBeja.
“Queremos um IPBeja cada vez mais forte, eficiente, e capaz de proporcionar as melhores condições de ensino e trabalho para toda a comunidade académica. Neste sentido, desenvolvemos em 2024 e implementaremos em 2025, um projeto que visa o fortalecimento nos processos internos, incluindo uma maior participação na integração dos documentos do Governo e ajustes na nossa estrutura organizacional, de forma a garantir um funcionamento mais ágil e transparente”, anuncia a Presidente do IPBeja.
Elevar a atividade científica, aumentando o envolvimento dos docentes e alunos em projetos de investigação, é também uma das principais metas do IPBeja, a atingir nos próximos anos.