Foto: Ivo Tavares Studio

“Dando continuidade a uma tradição local, o Município de Odemira criou uma olaria, em 1985, que manteve vivas as técnicas ancestrais e potenciou a formação de oleiros, mantendo-se ativa durante cerca de duas décadas. O novo espaço constitui agora uma nova etapa para este ofício tradicional, num espaço cultural ao serviço da comunidade, que integra oficina, forno e loja”, explica a Câmara Municipal de Odemira. 

O novo equipamento é uma aposta do concelho na “promoção e valorização cultural e do saber-fazer tradicional, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região”, refere ainda.

Resulta de um investimento de cerca de 294 mil euros, com financiamento através do Alentejo 2020 e integra o programa do Fórum Artes e Ofícios 2024: Transmitir o Fazer, que decorre no concelho de Odemira até ao final deste mês, e que coloca o saber-fazer artesanal no centro do debate e da criação.

No contexto de inauguração da nova Olaria Municipal, será apresentada a exposição “Cerâmica de Odemira”, promovida pela CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira e por ceramistas residentes no concelho de Odemira. Estará patente ao público até ao dia 26 de julho, disponível nos horários 11h00/13h00 e 14h00 /19h00, de segunda a sexta-feira.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.