O ciclo conversas de Abril "Arte e Revolução" realiza-se no Palco Igualdade (Jardim Sousa Prado, em Odemira) e é dedicado a importantes conquistas da Revolução de Abril, como a constituição de comissões de moradores, o direito à habitação, a liberdade de expressão e a música como forma de protesto.

Esta a primeira conversa tem inicio marcado para as 16.00 horas e propõe a  mesa-redonda "Odemira, Comissões de Moradores na Revolução de abril", com a participação de Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, e dos historiadores Constantino Piçarra e António Martins Quaresma, autores da obra "Odemira, Comissões de Moradores na Revolução de Abril". Às 17.30 horas realiza-se a mesa-redonda intitulada "Direito à Habitação nos 51 anos do 25 de abril", com e João Baía e Ricardo Santos.

No dia 23, realiza-se a segunda conversa e vai ser sobre o livro "José Mário Branco - Entrevistas para a imprensa (1970-2019)", com a participação de Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, e dos organizadores Hugo Castro, Ricardo Andrade e António Branco. Segue-se às 17.15 horas a mesa-redonda "Música e ação política no pós-25 de abril", com Hugo Castro, Carlos Moreira e João Madeira e moderação de João Carlos Callixto.
A terceira e última conversa, a 27 de abril, inclui a apresentação do livro "48 artistas, 48 anos de Liberdade. As pinturas coletivas dos dias 10 de junho de 1974 e 2022", com a autora Filipa Lowndes Vicente e a participação de Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira.

Estas conversas estão integradas nas comemorações Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade. Celebrar as conquistas e valores da Revolução de 25 de Abril de 1974, através de um vasto programa de atividades onde se destaca a música e a cultura, mas também o debate e a reflexão é o principal objetivo da autarquia de Odemira com estas comemorações.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.