Odemira: Seminário “Doc´s Kingdom” explora Cinema através do som
O “Doc’s Kingdom” - Seminário Internacional de Cinema Documental, está de regresso a Odemira, até ao dia 23 de novembro, com um programa de filmes, debates, instalações, performances sonoras e sessões de escuta, entre outras atividades que “repensam o cinema documental a partir da perspetiva do som”.
Foto: C.M. Odemira
Sob o título “Formas de Escutar” (em inglês, “Ways of Listening”) e direção de Marcia Mansur, o programa pretende “contrariar o tradicional foco na visualidade e na imagem, desenvolvendo perspetivas críticas sobre o documentário a partir do prisma da escuta e do som, num momento de encontro e discussão crítica e interdisciplinar”, explica o Município de Odemira.
Entre os convidados estão Trinh T. Minh-ha, Trevor Mathison e Gary Stewart, Ernst Karel, Matilde Meireles, Alison O’Daniel e Susana de Sousa Dias.
Com curadoria de Stoffel Debuysere, da plataforma Courtisane, selecionado por concurso público internacional, este ano o Doc’s Kingdom expande a sua programação com mais sessões abertas ao público, incluindo a abertura do Seminário, esta terça-feira, no Cineteatro Camacho Costa (Odemira), com a exibição de "What About China?", o mais recente filme de Trinh T. Minh-ha.
À semelhança das edições anteriores, o programa é mantido em segredo até ao início de cada sessão.
Entre as sessões de cinema de acesso gratuito destacam-se ainda “48” de Susana de Sousa Dias (2009), para assinalar os 50 anos do 25 de Abril; “Handsworth Songs”, do Black Audio Film Collective (1986), um ensaio experimental que aborda questões raciais e políticas; e “Meezan”, de Shahab Mihandoust (2023), com desenho sonoro de Ernst Karel.
A sessão de encerramento decorre no próximo sábado, dia 23, e contará com uma performance sonora da dupla Dubmorphology, no Mercado Municipal de Odemira.
A par das sessões, será apresentada na Igreja da Misericórdia a exposição “Expeditions”, com uma instalação fílmica do Black Audio Film Collective, patente de 19 a 21 de novembro.