Odemira tem 38 propostas em votação no Orçamento Participativo
Está a decorrer durante este mês a votação nas 38 propostas para investimentos públicos apresentadas pela população na 11ª edição do Orçamento Participativo do Município de Odemira (OP).
13 propostas dizem respeito ao OP Municipal e 25 propostas
para os processos das Freguesias, a votação decorre em simultâneo e podem votar
todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos, residentes, trabalhadores ou
estudantes no concelho.
Segundo a autarquia de Odemira as propostas apresentadas incidem em requalificação de espaços públicos, criação de espaços e serviços para a infância, recolha e divulgação de tradições e sobre questões relacionadas com o ambiente, desde a gestão da água até à redução de resíduos.
A votação poder ser concretizada online através da página www.op.cm-odemira.pt (a plataforma online do processo OP de Odemira que congrega toda a informação desde a primeira edição), via SMS gratuito ou de forma presencial no Balcão Único do Município ou nas sedes das Juntas de Freguesia (voto digital através de tablets disponibilizados para o efeito).
Em nota de imprensa é revelado que “o OP Municipal tem o valor global de 300 mil euros, dividido em 150 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do interior do concelho ou com menos de 1500 habitantes e os restantes 150 mil euros para projetos promovidos nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1500 habitantes, podendo existir projetos transversais ao território.”
É ainda acrescentado que “ao OP Municipal foram apresentadas propostas de natureza material ou imaterial, até ao valor de 75 mil euros, incluindo os custos de elaboração dos projetos. O Município atribui o valor de 10 mil euros para cada processo OP das 13 Freguesias. Após a análise técnica, para verificação de requisitos de aceitação ou compilação de propostas, das 51 iniciais apresentadas pela população constam 38 propostas na lista final para votação.”
Dinamizado desde 2011, o OP de Odemira é o mais antigo e ininterrupto processo participativo do país e pelo segundo ano consecutivo com um processo de totalmente desmaterializado. O OP integra a estratégia “Odemira Participa” do Município de Odemira, que tem por objetivo potenciar a participação pública, através de fatores positivos e construtivos, baseados em princípios de proximidade, transparência e oportunidade.