Os concursos para atribuição dos direitos de exploração sobre imóveis das oito estações ferroviárias foram lançados hoje, numa cerimónia em Alcácer do Sal, presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Ministério da Economia e do Mar revelou que os interessados podem apresentar as suas candidaturas até 12 de setembro de 2024.

As seis estações ferroviárias abrangidas no distrito de Beja são as de Baleizão, Quintos e Ponte do Guadiana (todas no concelho de Beja), Casével (no de Castro Verde) e as de Pias e Serpa/Brinches (no município de Serpa).

Os concursos, lançados no âmbito do protocolo estabelecido entre celebrado entre o Fundo Revive Natureza e a IP Património, abrangem ainda as estações de Pavia e de Cabeção, ambas no concelho de Mora (Évora).

De acordo com o ministério, “estas antigas estações ferroviárias serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos”.

Os imóveis ficarão sujeitos “a várias regras de utilização e de gestão em rede, como o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território”, acrescentou.

“O Revive Natureza constitui uma oportunidade para que estas estações e outros imóveis, devolutos há décadas, sejam objeto de requalificação”, frisou o secretário de Estado Nuno Fazenda, citado no comunicado.

O governante disse ainda que “este é um importante instrumento de valorização do património edificado e natural, revitalizando, através do turismo, património público abandonado e em degradação”.

Gerido pela TF Turismo Fundos - SGOIC, S.A., o Fundo Revive Natureza visa a requalificação de imóveis públicos “para fins turísticos ou outros com estes conexos, gerando impacte económico na localidade ou região onde se encontram”.​

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.