Foto: OLIVUM

Desenvolvido em parceria com uma equipa multidisciplinar de 18 especialistas da Universidade de Évora, o PSA culmina com o lançamento de um Referencial de Sustentabilidade inovador, composto por 98 critérios distribuídos por 26 capítulos, permitindo assim aos produtores olivícolas obterem uma Certificação de Sustentabilidade.

Os produtores, como apoio à implementação do Referencial, passam a ter acesso a uma plataforma digital de autoavaliação, que lhes permite diagnosticar o seu nível atual de sustentabilidade nas diferentes áreas cruciais ao setor. Com base nessa análise, é elaborado um Plano de Melhoria personalizado, orientando os produtores rumo à certificação.

Neste momento está em fase de arranque a formação dos Organismos Certificadores e Consultores que vão fazer a certificação deste programa e implementar o PSA junto dos produtores.

De acordo com a Olivum “esta nova ferramenta representa um marco para o setor, oferecendo diretrizes práticas e rigorosas para a melhoria contínua do desempenho ambiental, social, económico e cultural dos produtores de azeitona e azeite.”

Ainda segundo a Olivum este programa ao estabelecer critérios exigentes e metas claras, posiciona-se como um “modelo de referência internacional em práticas agrícolas sustentáveis.”

“Inicialmente concebido como o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo, o projeto assume agora uma dimensão nacional, refletindo a ambição de criar um impacto transversal em todo o setor oleícola português”, afirma Gonçalo Moreira, Gestor do Programa.

“Uma ferramenta pioneira que irá capacitar os produtores e fortalecer a posição de Portugal como líder mundial na produção de azeite de qualidade, combinando tradição e inovação", afirma Pedro Lopes, Presidente da Olivum. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.