Esta recolha vai ser feita preferencialmente pela internet ou por telefone no âmbito do plano de contingência estabelecido devido à situação pandémica. Hoje começam a ser distribuídas pelas caixas de correio cartas com os códigos que vão permitir aos cidadãos responder pela internet ou por telefone ao inquérito relativo aos Censos 2021. Depois de recebida a carta com os códigos, os cidadãos devem fornecer os dados do programa censitário entre 19 de abril e 3 de maio, algo que se assume como imprescindível para obter um retrato fiel do país e das regiões.

 Para situações em que a resposta pela internet ou telefone não seja possível, funcionam e-balcões nas juntas de freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública, e, por fim, há a possibilidade de resposta através do preenchimento dos questionários em papel, seguindo todas as medidas de segurança previstas no Protocolo de Saúde Pública.

 Aquilo que se pretende com o recenseamento da população e da habitação é a quantificação rigorosa e a caracterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.