Orgulho LGBTQI+ assinalado pela primeira vez em Beja
O Beja Pride, marcado para hoje, assinala pela primeira vez o Orgulho LGBTQI+ no Baixo Alentejo, a organização pertence à Associação Arruaça que preparou um conjunto de iniciativas.
Iniciativas que segundo a organização assentam “em três
pilares que consideramos instrumentos privilegiados na luta pelos direitos da
comunidade LGBTI+ – a arte, o diálogo e a festa”.
A sessão de abertura está marcada para as 15.00 horas, no Parque Vista Alegre, acompanhada da inauguração da exposição coletiva “Os outros somos nós”, que apresenta obras de Cristina Matos, Eva Caseiro e Susana Henriqueta.
Pelas 16.00 horas, no auditório do Centro Unesco realiza-se, em pareceria com o Projeto EntreMarias, uma conversa intitulada “Da Margem ao Centro”, na qual se discutirão os caminhos para a inclusão. São convidadas Manuela Ferreira, presidente da AMPLOS - Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, Sónia Calvário, advogada e formadora para a Igualdade e Vera Pereira, formada em jornalismo e comunicação e a desenvolver estudos na área do género, a mediação é de Leopoldina Pina de Almeida, do Projeto EntreMarias.
Às 20.30 horas reabrem as portas do Parque Vista Alegre e pelas 21.30 horas realiza-se o concerto de Fado Bicha.
As iniciativas realizam-se em cumprimento com as normas e orientações relativas à COVID-19, aplicáveis aos eventos culturais, como tal, estas atividades, apesar de gratuitas, estiveram sujeitas a pré-reserva.