A inauguração das obras de requalificação da Praça Padre António Pereira, em Ourique,  é um dos destaques do programa comemorativo do 884.º aniversário da Batalha de Ourique.

O programa das comemorações, indicou a câmara municipal, integra ainda a cerimónia de hastear da bandeira, um ateliê de pintura para crianças e um momento musical com Guilherme Colaço, João Nobre e Miguel Gil.

Castro Verde também celebra, hoje, o 884º Aniversário da Batalha de Ourique. Afirma a autarquia que foi um “momento decisivo que, neste dia, no ano de 1139, no nosso concelho, determinou a consagração de Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal.”

O programa começa com uma Missa, a partir das 10.00 horas, na Basílica Real, presidida pelo Bispo das Forças Armadas, D. Rui Valério.

Às 11.30 horas começa a Romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, no sítio de São Pedro das Cabeças, local onde se realiza Cerimónia Militar Evocativa, com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e homenagem aos mortos na Batalha.

As Comemorações do 884º Aniversário da Batalha de Ourique são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde em parceria com o Exército Português, e contam com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.

Segundo a lenda, na Batalha de Ourique, “momento singular da história” e “decisivo para a afirmação” de Portugal, Afonso Henriques defrontou em 25 de julho de 1139, nos então chamados “Campos de Ourique”, um vasto exército comandado por cinco reis mouros e, após a vitória, os seus soldados levaram-no a autoproclamar-se Rei de Portugal.

Comente esta notícia

Aqui no Brasil, historiadores consideram a aparição de Jesus Cristo a Dom Afonso Henriques - na véspera da Batalha de Ourique - como a "primeira página da futura história do Brasil".

Armando Lopes Rafael

25/07/2023

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.