Pandemia agravou situação financeira das IPSS’s
A pandemia da COVID 19 veio agravar a situação financeira que já era delicada de muitas instituições particulares de solidariedade social. A afirmação foi feita ao O ATUAL por Vítor Igrejas, presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Beja (UDIPSS-Beja).
Vítor Igrejas fala em "queixa coletiva" dos dirigentes das instituições relativamente à situação financeira sobretudo onde existem as estruturas residenciais para pessoas idosas.
A UDIPSS-Beja está hoje a promover, no auditório dos Serviços Comuns do IPBeja, o 1ºEncontro das IPSS’s do distrito de Beja. Da parte da tarde os trabalhos contam com a presença o Padre Lino Maia, presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS).
A UDIPSS-Beja foi criada em 2021 e nasceu porque este era o único distrito que não dispunha de uma União que agregasse todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social. Vítor Igrejas afirma que o encontro de hoje marca o início de um trabalho que se pretende desenvolver junto das IPSS’s da região e reforça a ideia das dificuldades financeiras com que se debatem porque embora o Estado colabore os financiamentos não são suficientes para as necessidades.