Parque de Feiras e Exposições prepara-se para receber 39º Ovibeja
No Parque de Feiras e Exposições de Beja a "azáfama" é grande para estar tudo pronto para receber a 39ª Ovibeja. O evento, que decorre entre 27 de abril e 1 de maio, propõe nesta edição uma reflexão em torno de “grandes temas da atualidade” e disponibiliza uma “grande diversidade de eventos para todos os gostos.”
De acordo com a organização, a ACOS-Associação de Agricultores do Sul, os colóquios, os seminários e os workshops são uma das áreas de grande interesse por parte de muitos visitantes, assim como de estudantes, técnicos, investigadores, público em geral.
Ao longo dos cinco dias de evento são vários os temas de debate no Auditório da ACOS, no Auditório da Expobeja e no Auditório do NERBE.
A 27 de abril, dia de abertura do evento, os temas que vão ser colocados em cima da mesa são: “O Futuro do Regadio em Alqueva”, “Marcas e Inovação Agropecuária”, “Diálogos Sustentáveis”, “Alfarroba: oportunidades de investimento no Alentejo” e “Valorização de subprodutos da produção de amêndoa”. No dia 28, os temas lançados para reflexão são: “Comunicar o contributo ambiental e climático da Pecuária Extensiva”, “A produção de carne está alinhada com as exigências (atuais) do consumidor?” e ainda o “Encontro DGAV - Sanidade Animal – workshop perguntas e respostas” e uma “Ação de demonstração de um piloto tecnológico para a gestão da rega e fitossanidade em olival intensivo e superintensivo”.
“Comunicar, um grande desafio para a agricultura” é o tema da 39ª edição da Ovibeja que vai ser colocado em debate pela organização do evento, no dia 29, a partir das 11h00, no Auditório ACOS. Neste dia vai ainda acontecer a reflexão sobre “MUDA_TT Comunic@ o teu território”, “Aeroporto de Beja - Construído e Pronto a Funcionar”, “Os Desafios da Comunicação da Agricultura no Digital”.
No dia 30 vai estar em debate “A Nova PAC e o Setor Hortofrutícola”. E no dia 1 de maio vão realizar-se dois colóquios: “A Transformação Digital no Setor Agrícola” e o “O Papel da Biorrefinaria num Alentejo em Mudança”.
Para além de se constituir como um espaço de reflexão e debate, a Ovibeja apresenta ainda expositores de todas as áreas de atividade e em maior número que nos últimos anos, integra uma vasta programação cultural com espetáculos de música popular, a atuação de tunas e, além da presença de grupos durante todos os dias da feira, inclui ainda o “Comboio do Cante” que, no dia 29, traz à Ovibeja várias centenas de cantadores.
Destaque para os concertos que, no ambiente das famosas “ovinoites”, atraem sempre milhares de visitantes ao recinto da Feira este ano ao palco principal da feira sobem Luís Trigacheiro, Os Quatro e Meia, Xutos & Pontapés e Bárbara Tinoco.
Outro dos grandes destaques são os animais, as provas hípicas, as provas com cães, os concursos e a exposições de gado, um pavilhão inteiro dedicado a raças de ovinos, caprinos, suínos, bovinos.
Os comes e bebes são outro dos atrativos da feira com restaurantes de carnes de raças autóctones, restaurantes de pratos mais correntes e diversas tasquinhas. No âmbito da gastronomia, a organização da Ovibeja vai dinamizar uma campanha de consumo de carne de borrego, com receitas que podem ser apreciadas no Restaurante “Solar da Campaniça”.
O evento integra ainda o 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, cujas amostras vão ser apreciadas amanhã e depois estando a entrega de prémios marcada para o dia 29 de abril, a partir das 13.00 horas.
No primeiro dia, a Ovibeja tem entradas gratuitas até às 20.00 horas.