Parque Mineiro de Aljustrel recebe 11.000 visitas no 1.º ano de atividade
Um total de 11.000 pessoas visitou o Parque Mineiro de Aljustrel, no distrito de Beja, no primeiro ano de funcionamento desta infraestrutura turística, que visa homenagear aqueles que, ao longo de séculos, têm trabalhado nas minas locais.
“São 11.000 pessoas que levam consigo Aljustrel e que acrescentaram valor ao território e que consumiram, comeram ou dormiram na nossa terra”, destacou hoje à agência Lusa o coordenador do Parque Mineiro de Aljustrel (PMA), Marcos Aguiar.
De acordo com este responsável, o PMA, inaugurado a 04 de dezembro de 2023, recebeu no seu primeiro ano de atividade um total de 11.000 visitantes, na sua maioria portugueses (95,10%), mas também oriundos de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Suíça.
Os dados recolhidos pelos serviços do parque revelam ainda que a parte favorita da visita da maioria dos turistas foi a passagem pela antiga galeria mineira do Piso 30, requalificada para o efeito, tendo a totalidade dos visitantes “entendido o trabalho árduo dos mineiros”, acrescentou.
O PMA é um projeto da câmara que colocou o “património geológico e mineiro” da vila “acessível às pessoas, através do turismo, da educação, da ciência e da cultura”, frisou Marcos Aguiar.
O investimento, financiado por fundos comunitários, incluiu a requalificação de bairros mineiros, a construção de ciclovias, e a colocação de passadiços na zona do ‘Chapéu de Ferro’, assim como a criação do Centro de Receção e Interpretação.
Trata-se de um projeto de “referência em termos de requalificação de antigas áreas mineiras em Portugal” e que “permitiu dar uma nova vida a sítios contaminadas ambientalmente, fazendo deles instrumento de desenvolvimento económico, social e territorial”, destacou.
A par disso, acrescentou Marcos Aguiar, o PMA tem ajudado “a estimular a hotelaria, a restauração e a produção artesanal local, sendo já um ativo económico e social muito importante em Aljustrel”.
Em 2025 o PMA contará com diversas iniciativas direcionadas para vários públicos, a par das visitas de turistas.
Visitas de turmas do ensino básico, tertúlias com antigos e atuais mineiros ou um ‘peddy paper’ são algumas das atividades previstas para o primeiro trimestre do ano.
Já entre abril e junho, terão lugar eventos como “Dançando na Galeria do Piso 30”, “Noite no Museu” ou “Geólogo por um dia”.
O programa de atividades prevê ainda, entre julho e setembro, iniciativas como a ação “Mineiro por um dia” ou um acampamento de escuteiros, enquanto, no último trimestre, vão ter lugar visitas à Galeria do Piso 30 e aos laboratórios e litoteca do Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia (LNEG), assim como uma “Noite de Fados”, entre outras atividades.
No próximo ano, a Câmara de Aljustrel conta ainda desenvolver e implementar no PMA vários projetos, como a criação do Núcleo Museológico da Ferrovia e a dinamização da exposição “Recursos Naturais e Geológicos do Alentejo”.