Páscoa com temperaturas que podem chegar aos 30 graus no Alentejo - IPMA
O fim de semana de Páscoa vai ter temperaturas máximas acima da média para a época, que podem atingir os 30 graus no interior do Alentejo, embora as noites se mantenham frias, disse à Lusa fonte do IPMA.
“A previsão para o fim de semana da Páscoa será de céu em geral pouco nublado ou mesmo limpo em muitos locais. Com a informação disponível [até ao momento], tudo aponta para que seja tempo seco, sem chuva”, disse à Lusa Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Ângela Lourenço a temperatura máxima vai “sofrer uma subida ao longo desta semana”, permanecendo durante o fim de semana sem “grandes alterações”.
“Essa temperatura máxima está acima da média para a época do ano, havendo muitos locais do interior do Alentejo e do Vale do Tejo, que poderão atingir valores próximo de 30 graus centígrados”, explicou, adiantando que, relativamente à temperatura mínima, “a subida não é muito significativa”.
Em comunicado, o IPMA indicou que as temperaturas máximas “deverão variar aproximadamente entre 23 e 26 graus centigrados na generalidade do território, sendo ligeiramente inferiores na faixa costeira”.
No que se refere às temperaturas mínimas, devem variar, aproximadamente, entre sete e 10 graus, com exceção da faixa costeira a sul do Cabo Carvoeiro, onde serão ligeiramente superiores, e do nordeste transmontano, onde serão inferiores a cinco graus.
Apesar da subida das temperaturas, a meteorologista apontou que se irá “notar que as noites ainda estão frias, ou seja, não será aquilo que se chama, normalmente, o tempo de verão”, havendo arrefecimento noturno, notando-se, de acordo com a meteorologista, “uma grande diferença entre a temperatura diurna e a temperatura noturna”.
Em relação ao vento, irá “predominar do quadrante leste durante o fim de semana da Páscoa, com tendência para rodar para o quadrante norte durante o período da tarde”, explicou, salientando que terá “um pouco mais de intensidade na faixa costeira ocidental e também nas terras altas”.
Já quando à agitação marítima, Ângela Lourenço destacou a costa Sul do Algarve, “com ondas de Sueste e que poderão atingir entre um a dois metros durante o período da Páscoa”.