Prémio Literário Infantil e Juvenil ASSESTA entregue a 12 jovens
A CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) em parceria com a ASSESTA (Associação de Escritores do Alentejo) revelou esta manhã os vencedores do Prémio Literário Infantil e Juvenil ASSESTA. Doze premiados e 8 finalistas, do 1º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, publicaram os seus textos no livro “O Valor da Liberdade e da Democracia”.
Foto: O Atual
Longe de terem vivido os tempos da ditadura, foi pedido aos jovens participantes que escrevessem um texto sobre o “O Valor da Liberdade e da Democracia”, tendo em conta a celebração dos 50 anos do 25 de Abril.
O Prémio Literário Infantil e Juvenil ASSESTA surge no âmbito da Promoção do Sucesso Escolar, numa parceria entre a CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) e a ASSESTA (Associação de Escritores do Alentejo).
Com o objetivo de “fomentar o gosto pela leitura e escrita, a promoção da Língua Portuguesa e incentivar a criação literária sobre temáticas de carácter global e identitário.”, o prémio teve como destinatários os alunos de todos os Agrupamentos de Escolas, Escolas Não Agrupadas e Escolas Profissionais dos municípios que integram a CIMBAL.
Esta quinta-feira, numa Sessão Pública, foram revelados os doze vencedores e os oito finalistas, pertencentes a quatro escalões diferentes – 1.º Ciclo, 2.º Ciclo, 3.º Ciclo e Ensino Secundário.
Saíram premiados os três melhores trabalhos por escalão e o objetivo é garantir que este prémio venha a ter uma periodicidade anual, com um tema diferente a cada ano.
“No princípio, a liberdade era uma ideia pequena, um pontinho mesmo no meio do coração do passarinho. Aos poucos, cresceu e desabrochou como uma flor.”- Manuel Maria Revez Batista, 1º Lugar do Escalão do 1º Ciclo
“A Democracia e a Liberdade foram devolvidas sem violência, foram simbolizadas desta forma por cravos que significaram o renascer da vida e da mudança”- Matilde de Fátima Almeida Mendes, 1º Lugar do Escalão do 2º Ciclo
“De cravo na espingarda, iam os soldados, com a bandeira alçada, todos abraçados” - David Miguel Brito Martins, 1º Lugar do Escalão do 3º Ciclo
“E assim, por entre avanços e recuos, guerras e paz, amores sonhados e amores fracassados, aprendemos a viver. Mas ainda assim, o que é a Liberdade?”- Rita Dias Jacob, 1º Lugar do Escalão do Ensino Secundário