A nova presidente assegurou no seu discurso de posse estar ciente da exigência do cargo e reconhece que a responsabilidade de ser Presidente do Instituto Politécnico de Beja seja uma responsabilidade acrescida relativamente a outras Instituições do País.

Salientando que “o Instituto Politécnico de Beja é uma Instituição de Ensino Superior localizada no chamado “interior do país” (o nosso querido Alentejo), uma região de baixa densidade demográfica, envelhecimento populacional, forte abandono escolar nos vários níveis de ensino”.

Apesar disso, Fátima Carvalho, julga possuir sensibilidade humanista, percurso académico e profissional, motivação e disponibilidade que lhe permitem contribuir para o desenvolvimento de um IPBeja atrativo, diferenciador e sustentável.

Um Instituto que aposte na qualidade dos processos de ensino/aprendizagem sustentados na inovação pedagógica, na investigação e no desenvolvimento tecnológico aplicado à resolução de problema e desafios societais, em estreita colaboração com a comunidade.

Fátima Carvalho defendeu um Instituto atrativo para funcionários e estudantes, que se baseie na qualidade, na proximidade e na valorização pessoal.

Um Instituto que se pauta pelos princípios da sustentabilidade e empenhado na resolução dos grandes desafios que se colocam à Região. Sobretudo, diz a presidente, “acredito num IPBeja que não desiste e não se resigna à sua circunstância e, às condições adversas do seu relativo enquadramento periférico. Um IPBeja que procura encontrar oportunidades nas dificuldades com que se depara.

Acompanham Fátima Carvalho como Vice-Presidentes José Jacinto Descalço Bilau e Rogério Ferrinho Ferreira.  E a lista de Pró-Presidentes é constituída por Aldo Passarinho, João Paulo Barros, Nuno Loureiro e Silvina Ferro Palma.

A Escola Superior Agrária será dirigida por Manuel Patanita e Patrícia Palma como Subdiretora; A Escola Superior de Educação será dirigida por Cristina Faria e por Maria João Burrica como Subdiretora; A Escola Superior de Tecnologia e Gestão será dirigida por Pires dos Reis e Marta Amaral será a Subdiretora. A Escola Superior de Saúde será dirigida por Maria Antonieta Medeiros e conta com Ana Clara Pica Nunes como Subdiretora.

Comente esta notícia

Como um dos docentes mais antigo na área do conhecimento científico, didático, pedagógico e técnico-pratico e de inovação sustentável na área de produção e proteção animal, pecuária extensiva e em modo biológico de produção e dos produtos finais agro alimentares de qualidade e qualidade certificada com impacto na saúde do consumidor, desejo que o futuro seja passado no presente da ESA e do IPBeja.

António do Rosário Oliveira

04/12/2021

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.