Programa Municipal de Estabilização Económica no concelho de Vidigueira
100 mil euros é o valor total disponibilizado, pela Câmara Municipal de Vidigueira, num programa de apoio financeiro para “combater” os efeitos económicos negativos da pandemia COVID-19 no concelho.
Trata-se de um programa destinado às empresas
e empresários em nome individual, com contabilidade organizada ou simplificada,
que exerçam a sua atividade no concelho de Vidigueira. Estão abrangidos “estabelecimentos
de alojamento, restauração e bebidas, de animação turística, de atividades artísticas
e culturais e outras especificadas”.
Desta forma o município pretende auxiliar os agentes económicos locais, tendo em vista a manutenção dos negócios e do nível de emprego e a valorização da atividade das empresas, mitigando os efeitos económicos da crise e prevenindo a ocorrência de repercussões negativas no mercado de trabalho. O apoio financeiro não reembolsável terá em conta a dimensão da empresa e a perda de faturação e será disponibilizado após a validação, certificação e aprovação da candidatura.
Por outro lado, como complemento às medidas de apoio à dinamização da atividade económica do concelho, o município aprovou a isenção, durante o primeiro trimestre de 2021, do pagamento da fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos para empresas da área da restauração e bebidas e a isenção de pagamento do valor da renda e do pagamento da fatura de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos para todos os estabelecimentos de restauração e bebidas que estão concessionados pela Câmara Municipal a terceiros.