Projeto fotográfico aborda alterações climáticas na região do Alqueva
O Projeto “Sustentar” regressa à região do Alqueva, que já tinha recebido a sua primeira edição em 2020. O artista Gonçalo C. Silva vai explorar a temática das alterações climáticas, na margem do maior lago artificial da Europa e, com o apoio da EDIA e do Museu da Luz, os resultados do trabalho serão apresentados numa exposição da Bienal Fotografia do Porto, em 2025.
O “Sustentar” é produzido e organizado pela plataforma Ci.CLO, dedicada à pesquisa, criação e ação na área da fotografia, e que estabelece uma relação direta com a abordagem de questões sociais e ambientais que afrontam a atualidade.
Assim, no âmbito do projeto, Gonçalo C. Silva está a desenvolver um trabalho fotográfico focado na adaptação às alterações climáticas e gestão da água na região do Alqueva.
“O meu projeto está focado nos trabalhos que estão a ser desenvolvidos para resolver problemas relacionados com as alterações climáticas e que visam, sobretudo, construir um futuro melhor para as pessoas e para a biodiversidade deste território.”, explica o artista.
Em residência artística na Aldeia da Luz desde 26 de agosto e até 6 de setembro, Gonçalo C. Silva tem estado em estreito diálogo com especialistas da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva. O artista propõe-se a “criar um olhar mais aprofundado sobre as questões sociais e ecológicas que afetam a região do Alqueva, refletindo sobre o presente e o futuro do local”.
Os resultados desta iniciativa, que o Alqueva protagoniza, serão apresentados numa exposição na próxima edição da Bienal Fotografia do Porto, que se realiza de 15 de maio a 29 de junho de 2025.