Projeto inovador revela novidades arqueológicas em Serpa
Os resultados do Odyssey Sensing, um projeto centrado na deteção remota de sítios arqueológicos, com recurso a técnicas de tratamento de imagem e de inteligência artificial vão ser apresentados numa conferência marcada para 8 de setembro.
Promovida pela Câmara Municipal de Serpa, a iniciativa agendada para as 18.00 horas, no Museu Municipal de Arqueologia vai revelar novos dados sobre a Idade do Bronze ao longo do Rio Guadiana.
De acordo com o município “no território de Serpa foi selecionado um conjunto de sítios arqueológicos da Idade do Bronze, na envolvente ao Rio Guadiana, como zona de amostragem para diversos levantamentos com drone, produzindo um importante conjunto de dados que criam perspetivas para a investigação deste período na região.”
O Odyssey Sensing Project é desenvolvido por um consórcio formado pela empresa ERA Arqueologia, S.A. e pelas universidades de Aveiro e da Maia, com o apoio financeiro da União Europeia através do FEDER, CERSC-Algarve 2020, Compete 2020 e Portugal 2020, contando ainda com o apoio da Câmara de Serpa.