O concerto “Cantigas de Animais”, de entrada livre, tem um cariz didático e destina-se a todas as idades. “Cantigas de Animais” é a proposta do Quinteto de Metais Alentejano para o concerto que apresenta no Cineteatro de Barrancos, 18 de Junho, pelas 11h.

O repertório escolhido, de recorte internacional, faz justiça à vocação fronteiriça desta terra do Alentejo com um pé na Andaluzia. Quanto ao evento e ao público esperado, as ligações entre Portugal e Espanha reforçam a sua dimensão europeia.

Os “bichos” constituem o ponto em comum entre a maioria das peças selecionadas para este singular espetáculo. Destaca-se a ligação, quase desconcertante, entre animais e sons, uma dimensão da biodiversidade – e da cultura – que poucas vezes é valorizada junto de um público não-especializado.

No vertente caso, aposta-se sobretudo na identificação dos sons próprios dos animais para compreender, de modo mais abrangente, as relações entre natureza e arte, assim como o papel da música na vida da sociedade e a panóplia de momentos históricos, estilos artísticos e variantes técnicas, dentro de uma família concreta de instrumentos – a família dos metais – que ela pressupõe. A presença de excelentes intérpretes e o próprio método de abordagem, guiado por uma narrativa a cargo de um actor – o contador de histórias –, prometem uma experiência muito vívida, cheia de notas de humor, além de uma aproximação às “culturas de contacto” dos territórios fronteiriços.

O Quinteto de Metais Alentejano é um agrupamento de jovens intérpretes que partilham a paixão pela música e pelo Alentejo. Nascido em 2016, o ensemble tem como principal objetivo atrair novos públicos à música de câmara, levando até eles uma variedade de temas conhecidos e composições escritas para este género de agrupamento, valorizando os compositores alentejanos com encomendas de obras para a sua tipologia de formação.

O concerto insere-se na programação “Onde a Vida Acontece”, projeto co-financiado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER. A Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Barrancos são dois dos parceiros da entidade promotora, a Pedra Angular – Associação de Salvaguarda do Património do Alentejo, com sede nesta região.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.