Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Litoral junta cinco bibliotecas
As Bibliotecas Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines estão juntas na Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Litoral, criada no passado mês de julho. Potenciar a oferta partilhada de recursos e serviços de qualidade para as bibliotecas públicas desta região é o principal objetivo.
O desenvolvimento do conhecimento, incluindo o
digital, atendendo às necessidades dos diferentes grupos da população, bem como
facilitar o acesso à informação através da oferta de novos recursos e serviços
são os principais objetivos da Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo
Litoral
Os promotores do projeto acreditam que o trabalho em rede vai “permitir eventuais desequilíbrios para os cidadãos através da disponibilização do acesso aos serviços e aos recursos de biblioteca existentes na comunidade, independentemente do seu município de origem” de maneira a “reduzir custos e ganhar escala, reforçando a identidade regional e coesão territorial, sem esquecer a identidade local de cada comunidade.”
Esta é a 21ª Rede Intermunicipal de Bibliotecas criada ao abrigo de Acordos de Cooperação entre as Comunidades Intermunicipais/Áreas Metropolitanas e a DGLAB.
O Acordo de Cooperação que constituiu a rede de bibliotecas entre os cinco municípios do Litoral Alentejano foi celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).