Reformados vão exigir pensões dignas em jornada de luta que decorre 6.ª feira
As organizações representativas dos reformados vão promover, esta sexta-feira, iniciativas distritais, com a realização de tribunas, reivindicando o direito à reforma e pensões dignas. Beja é um dos locais onde vai decorrer o protesto.
“As organizações MURPI [Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos] e Inter-Reformados/CGTP-IN vão promover iniciativas distritais no dia 22 de outubro, com a realização de tribunas públicas e o contacto com a população em geral”, avançaram, em comunicado.
As iniciativas vão decorrer no Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Marinha Grande, Lisboa, Setúbal, Covilhã (Castelo Branco), Sines (Setúbal), Avis (Portalegre), Évora, Beja e Faro.
Os reformados defendem o direito a viver, “com segurança e confiança”, reclamando ainda a abertura de centros de dia e convívio.
Por outro lado, pedem o “direito a envelhecer”, com melhores pensões e condições de vida, apelando ainda para a defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e à criação de uma rede pública de equipamentos sociais.
“Garantir o direito dos trabalhadores a envelhecer com direitos, com solidariedade intergeracional, afirmando que continuamos a lutar, com esperança e confiança, pelo direito à reforma e a uma pensão digna”, concluíram.