Salvador e Santa Maria (Beja) sem executivo na Junta
Foram rejeitadas as duas propostas de constituição do executivo para a União de Freguesias de Beja – Salvador e Santa Maria da Feira, apresentada por António Ramos, eleito no passado dia 26 de setembro como presidente da Junta, liderando a lista do PS.
Foto: Justino Engana
Seguindo os procedimentos legais para a instalação dos órgãos autárquicos, foram empossados os 13 eleitos à Assembleia de Freguesia, sendo que a força com maior representação foi o Partido Socialista com 6 eleitos, seguindo-se a CDU 4 e a coligação Beja Consegue, liderada pelo PSD, que elegeu 3.
Na primeira proposta para a constituição do executivo da Junta de Freguesia, apresentada nos termos legais pelo presidente da Junta eleito, António Ramos propôs 4 vogais do Partidos Socialista.
Colocada à votação a proposta foi rejeitada por sete votos contra e seis a favor.
Numa nova proposta, António Ramos, incluiu o nome de Francisco Caixinha, que liderou a lista da CDU à União de Freguesias, que depois de votada viria a obter resultado igual à primeira proposta.
Perante o cenário de rejeição das suas propostas, António Ramos decretou o encerramento dos trabalhos, agendando para o próximo dia 28 de outubro, nova Assembleia de Freguesia, comprometendo-se nos próximos dias a encetar contatos para tentar ultrapassar a situação.
Perante o atual quadro legal, a impossibilidade de eleger em assembleia os quatro vogais que se juntarão ao presidente da Junta, poderá culminar na marcação de novas eleições para este órgão.