Foto: Justino Engana

Reforçar as suas missões de promover o desenvolvimento económico e social, tanto a nível regional como nacional é o principal objetivo. A ideia é fortalecer as sinergias entre as duas instituições, promovendo ações conjuntas que visam a melhoria do desempenho das suas missões. A cooperação está prevista em diversas áreas, incluindo o estudo e debate dos problemas do desenvolvimento económico e social, a organização de colóquios e seminários, e a realização de estudos técnicos orientados para a região do Baixo Alentejo

São seis os eixos previstos nesta cooperação, nomeadamente a defesa da qualidade académica e científica do IPBeja como motor de desenvolvimento regional, a promoção conjunta de colóquios, conferências e debates sobre temas de interesse comum e o fomento de ligações internacionais com outras instituições e investigadores, valorizando o mérito e a criação de valor.

Está ainda prevista a participação em equipas multidisciplinares que promovam o desenvolvimento económico regional com foco na sustentabilidade ambiental, a elaboração de estudos técnicos sobre a economia, demografia, ambiente, educação e coesão social do Baixo Alentejo e a promoção de iniciativas que afirmem o desenvolvimento socioeconómico da região, com destaque para setores estratégicos como o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA), o cluster aeronáutico, e sinergias com o Porto de Sines.

Antes da assinatura do protocolo está marcada uma reunião do Conselho Consultivo da SEDES-Beja, para fazer um balanço das atividades desenvolvidas pela associação, bem como a definição das principais linhas de ação para o ano de 2025.

Depois da assinatura do Protoloco a SEDES-Beja reúne-se com a Presidência do IPBeja para entrega do Position Paper “Beja e o Baixo Alentejo- Um olhar prospetivo no Horizonte 2030” que oferece uma visão estratégica para o futuro da região, analisando os desafios e oportunidades que se desenham nos próximos anos.

Este documento pretende ser uma ferramenta de reflexão e ação para as entidades locais e regionais. O objetivo é que ambas as instituições reforcem o seu compromisso com o desenvolvimento do Baixo Alentejo, promovendo uma colaboração contínua e frutífera que vise criar valor para a sociedade e contribuir para um futuro mais próspero e sustentável.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.