Serpa: Rede de ecopontos ampliada
A rede de ecopontos no concelho de Serpa foi ampliada, no âmbito do projeto da Resialentejo tendo em vista o alargamento da rede de recolha de recicláveis.
No âmbito deste investimento, foram instaladas nove
ilhas de ecopontos no concelho de Serpa. No total, serão colocadas vinte ilhas
neste concelho, treze na cidade de Serpa, que permitem à população local
reciclar de forma mais prática e eficiente.
Nas freguesias de Serpa estão em fase de colocação sete novas ilhas de ecopontos, que vão permitir realizar a recolha seletiva em locais que anteriormente não estavam servidos por estes equipamentos, seguindo as normas estabelecidas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
Segundo a autarquia de Serpa, as ações de manutenção são outra das prioridades da Resialentejo, nesse sentido, duas das ilhas de ecopontos subterrâneos, localizadas na Rua da Liberdade e no Largo da Corredoura, em Serpa, já foram alvo de manutenção, e estão já programadas mais ações.
Com a implementação destas e outras medidas, a Resialentejo “reforça o compromisso em atingir as metas estabelecidas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), que pretende aumentar a prevenção, reciclagem e outras formas de valorização dos resíduos urbanos, reduzindo, consequentemente, o consumo de matérias-primas naturais limitadas do nosso planeta.”