“SerpApetece" celebra primeiro momento de 7 a 15 de dezembro
O Município de Serpa vai promover a 3ª edição da “SerpaApetece- Culinária, Cultura e Natureza”, dividida em quatro momentos, sendo o primeiro de 7 a 15 de dezembro. A iniciativa, que procura promover as tradições e valores locais, convida estabelecimentos de restauração, hotelaria e similares, a desenvolverem e apresentarem nas suas ementas determinados pratos confecionados, de acordo com a temática proposta.
Foto: C.M. Serpa
“Promover as tradições e valores locais, no respeito pela autenticidade das comunidades, a salvaguarda e promoção dos recursos ambientais e patrimoniais enquanto contributo para a criação e consolidação de novas dinâmicas económicas, sociais e turísticas” é o grande objetivo da “SerpApetece”, prestes a arrancar para a sua 3ª edição.
“Fortalecer as parcerias com o setor empresarial, reforçar a atratividade e sustentabilidade, promovendo a valorização do concelho de Serpa; valorizar os produtos agro-alimentares locais e a oferta gastronómica feita a partir de produtos locais de qualidade e promover a gastronomia como património cultural e produto turístico” são também outros dos objetivos da iniciativa, segundo descreve o Município de Serpa.
Esta nova edição vai dividir-se em quatro momentos, sendo que o primeiro realiza-se já a partir da próxima semana, com o tema “Masmárreas, subranfusas e caldos”.
Em 2025, de 14 a 23 de fevereiro, a iniciativa vai integrar a 11ª edição da Semana Gastronómica do Queijo. De 25 de abril a 4 de maio, celebra o tema “Leguminosas – Jantarinho de feijão de azeite, sopa de chícharos e grão de alho e louro” e de 18 a 27 de julho, é assente no tema “Aljaramolho, lavadas, gaspacho e tomatada”
A iniciativa “SerpApetece” é aberta a todos os estabelecimentos de restauração e similares do concelho de Serpa, incluindo unidades hoteleiras, que disponham de instalações próprias para fornecimento de refeições.
Os interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição, até ao dia 4 de dezembro. Poderão também fazê-lo presencialmente no CADES – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa, ou através do e-mail [email protected].