SimSic debate “Cyberintelligence” e apresenta Centro de Competências em Cibersegurança do Alentejo
O SimSic está, hoje e amanhã, de regresso a Beja. “Inteligência Artificial e CyberIntelligence” é o tema desta edição com o objetivo de analisar a sua influência na Soberania Nacional, nas Tecnologias, no Direito e na Evolução da Humanidade. O primeiro dia fica marcado pela apresentação do Centro de Competências em Cibersegurança do Alentejo.
O Centro de Competências em Cibersegurança do Alentejo (CCCA), que vai apoiar 194 entidades até março de 12026. Trata-se de um projeto que resulta de um consórcio que junta os institutos politécnicos de Beja e de Portalegre e a Universidade de Évora.
Promover a cibersegurança em organizações da administração pública e em empresas da região é o principal objetivo do CCCA que vai ter três polos , no nomeadamente no IPBeja, no IPP e na UÉ.
Nas tecnologias marcam presença os 3 maiores fabricantes de Cibersegurança do mundo (de acordo com a Gartner) a apresentar de que forma recorrem à Inteligência Artificial e à CyberIntelligence nas suas Soluções de Cibersegurança.
Esse evento destina-se a profissionais de cibersegurança e combate ao cibercrime, nas áreas técnicas, jurídicas e criminais, assim como toda a comunidade académica relacionada com o ciberespaço e as novas tecnologias.
A organização do SimSIC pertence ao laboratório UbiNET-Segurança Informática e Cibercrime do IPBeja que promete um “programa de luxo nas apresentações e nas atividades”. Os trabalhos decorrem no auditório dos Serviços Comuns do IPBeja.