Sindicatos querem travar transferência de competências para as autarquias
Sindicalistas do distrito de Beja entregaram, hoje, um documento na CIMBAL contra a municipalização da educação. No dia em que os municípios passaram a ter, "por imposição" do governo, as competências na área da educação, os sindicatos voltaram a pedir o adiamento da transferência de competências para as autarquias locais no âmbito da educação.
Esta ação surgiu no âmbito da luta que tem sido travada pelos sindicatos no sentido de se adiar o processo de transferência de competências para as autarquias locais, promovendo dessa forma um debate mais alargado na sociedade portuguesa sobre educação e a escola pública em Portugal.
Manuel Nobre, presidente do Sindicato dos professores da zona Sul (SPZS), revela as principais linhas que constam do documento entregue na CIMBAL.
Marcaram presença membros da União dos Sindicatos do Distrito de Beja (USCB/CGTP-IN), do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS), do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL) e do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA).
A anteceder a entrega do documento na CIMBAL foram desenvolvidas ações junto de alguns estabelecimentos de ensino da cidade de Beja, para os sindicatos “é inadmissível que o Estado Português se desresponsabilize de um domínio tão importante e universal como é a educação de um país”