SÍNODO DOS BISPOS NA DIOCESE DE BEJA
Na Diocese de Beja já estão em funções os membros da Comissão Sinodal diocesana, coordenada pelo Padre Manuel António do Rosário (Delegado Diocesano), contando ainda com a participação De Natália Costa, Maria do Sameiro Pedro, Clara Palma e António Quadros e Costa.
O Papa Francisco convocou para outubro de 2023 o Sínodo dos Bispos, subordinado à temática da Sinodalidade (Comunhão, Participação, Missão); contudo, introduziu-lhe uma dimensão inovadora: a Descentralização do processo sinodal.
Com esta dinâmica, o Papa pretende envolver todos na Igreja, pessoas e estruturas, a começar pelas “bases”. Este é, aliás, o verdadeiro sentido da Sinodalidade: caminhar juntos e em comunhão, na riqueza da diversidade, característica constitutiva da Igreja.
De acordo com o Delegado Diocesano, Padre Manuel António Guerreiro do Rosário, “este Sínodo enquadra-se no espírito do aggiornamento que o Concílio Vaticano II (1962-1965) introduziu na Igreja, e do qual o Papa Francisco é um seu inquestionável intérprete. O Concílio sonhou e propôs à Igreja uma viragem coperniciana na sua relação com o Mundo, marcada pelo Diálogo, Reciprocidade, Colaboração e Transparência”. Sublinha ainda que: “A Igreja procura com este processo de Escuta, Discernimento e Consulta, estar recetiva à Voz de Deus e dos Homens, para que se converta e renove, seja um sinal visível e credível de Cristo, que veio manifestar a grandeza do amor de Deus por toda a Humanidade, para que, na liberdade, todos possam acolher a vocação à qual somos chamados: sermos em Cristo filhos amados de Deus”.
O Sínodo dos Bispos foi estabelecido em 1965 pelo papa São Paulo VI para estreitar a união entre o papa e os bispos do mundo e assegurar "a prestação de informações diretas e reais sobre questões e situações que afetam a ação interna da Igreja e a sua necessária atividade no mundo de hoje".
O Sínodo desenvolve-se, pois, em TRÊS FASES: a Diocesana, a Continental e a Universal. A Fase Diocesana agora iniciada prolongar-se-á até 15 de agosto de 2022, e tem como objectivo a consulta e a participação do Povo de Deus. Na nossa Diocese, propõe-se a realização de dois ou três encontros até à Páscoa. O andamento dos trabalhos e materiais de apoio podem ser encontrados no Facebook: sinodo2023beja. Os contributos deverão ser enviados até à Páscoa através do Email: [email protected].
A Fase Continental, caracterizada pelo diálogo e pelo discernimento, a partir dos dados recolhidos durante a Fase Diocesana. Por fim, a Fase Universal, com os Bispos de todo o Mundo, em Roma, em outubro de 2023.
Este Sínodo, inclui ainda uma outra particularidade: não pretende apenas escutar e acolher os contributos dos católicos, mas também dos cristãos de outras Igrejas, dos crentes de outras Religiões e dos “homens e mulheres de boa vontade”. Para que isto seja possível, os documentos preparatórios do Sínodo estão disponíveis em synod.va.