SkyExpert: Aeroporto de Beja visto como “complemento imediato” para “aliviar” Portela
O Museu do Oriente, em Lisboa, recebeu um debate destinado a (re)pensar o novo aeroporto à luz da atualidade económica, ambiental, tecnológica e climática, a organização pertenceu à SkyExpert, especializada em transporte aéreo, aeroportos e turismo. O aeroporto de Beja foi defendido como “complemento imediato” para “aliviar” Portela.
O debate iniciou com uma reflexão sobre a “urgência” aeroportuária
ditada no início dos anos 90 quando o então Ministro das Obras Públicas,
Ferreira do Amaral, declarou que a Portela iria atingir a sua capacidade máxima
aos 16 milhões de passageiros/ano. Quase 30 anos volvidos não só isso não se verificou,
como a Portela acolheu 31 milhões de passageiros em 2019.
Neste debate foi considerado que “os decisores políticos deveriam aproveitar o
atraso da construção do segundo aeroporto de Lisboa para rever todo o projeto e
sua urgência na ótica do transporte aéreo do futuro, da sustentabilidade, da
descentralização turística do país, do aproveitamento da rede aeroportuária
atual do Continente-Portela, Porto, Faro, Beja e aeródromos.”
Margarida Duarte Patriarca, técnica do Programa Operacional Regional do
Alentejo na CCDR e eleita Municipal em Beja, interveio em defesa da solução
Beja, com uma frase que marcou a sessão "Beja está 33 milhões de euros à
frente da solução", não deixando de abordar as realidades e limitações
atuais do Terminal de Beja, mas evidenciando que as vantagens são mais do que
as desvantagens, principalmente no que respeita à Coesão Territorial do interior.
Para Margarida Duarte Patriarca “tem de haver vontade política a favor da região, uma efetiva coesão, e que devem ser procuradas soluções viáveis e realistas e assim criar vontade para uma solução que valorize o Alentejo, ou seja: possibilidade de uso do Terminal complementado com a melhoria das infraestruturas que serviriam o aeroporto e as pessoas da região, nomeadamente a ferrovia e auto estrada ou via rápida.”
David Simão e Filipe Pombeiro, Presidente da Direção e da Assembleia Geral do NERBE/AEBAL marcaram presença e nas suas intervenções reforçaram a importância da estrutura bejense para a região, quer para empresários quer para a economia local.
Na sessão foi ainda divulgado que atualmente "35% dos passageiros que chegam ao
aeroporto de Lisboa, nunca chegam a sair dessa infraestrutura porque estão à
espera de ligações para os seus destinos e é também para esses passageiros que
Beja é alternativa, como complementar a Portela, desanuviando a pressão que
existe atualmente. Para esses passageiros, pouco importa se esperam em Lisboa
ou em Beja. Nunca chegarão ao Marquês de Pombal.”
Em jeito de conclusão do debate, este grupo considera alcançado o objetivo de validar uma narrativa mais atual, coesa e integrada sobre o tema do aeroporto e lamenta que estes pontos estejam, até agora, totalmente fora da agenda política.