Em comunicado, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo explica que o projeto arrancou, ontem, em Campo Maior, no distrito de Portalegre.

“Trata-se de uma iniciativa inovadora, através da qual a ERT Alentejo e Ribatejo se propõe a apoiar diretamente vários municípios na identificação, tratamento, avaliação e promoção de oportunidades de investimento para a criação de novo alojamento turístico”, lê-se no documento.

“Numa primeira fase” estão envolvidos dois concelhos do Ribatejo (Alpiarça e Santarém) e três do Alentejo: Avis, Campo Maior e Portalegre.

Citado no comunicado, o presidente da ERT, José Manuel Santos, explica que o organismo vai “suportar tecnicamente” os municípios na elaboração de dossiês de investimento, visando a potencial afetação de imóveis públicos à atividade turística.

“Em simultâneo, faremos uma avaliação do potencial turístico de cada concelho. O nosso objetivo é claro, é o de criar condições ao incremento do número de camas e à qualificação da oferta nas sub-regiões mais carenciadas nesse particular”, descreve.

José Manuel Santos recorda que 60% da procura turística do Alentejo se concentra em “menos de 10 concelhos”.

“É, por isso, estratégico para a nossa área regional de turismo equilibrar melhor a distribuição da oferta por todo o território. A nossa ambição é ter um território mais coeso e uma oferta mais competitiva”, defende.

 A ERT do Alentejo e Ribatejo prevê terminar a primeira fase dos Roteiros de Investimento no final deste ano.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.