A Cáritas Portuguesa lançou a campanha “Cáritas Ajuda Ucrânia” associando-se ao apelo do Papa Francisco e na qual a Cáritas Diocesana de Beja participou de forma empenhada com a realização de angariação de fundos através de um Concerto Solidário, que contou com a colaboração voluntária de 15 artistas da música, da narração, da poesia e das artes plásticas.

Reforçar a capacidade de resposta da Cáritas na Ucrânia, nos países fronteiriços e no acolhimento a famílias deslocadas, em Portugal é o principal objetivo desta campanha.

Em nota de imprensa, a Cáritas de Beja revela o trabalho que a Cáritas está a realizar na resposta de intervenção humanitária junto da população vítima deste conflito, no âmbito da campanha “Cáritas Ajuda Ucrânia” que até ao dia 30 de março angariou o valor total de 506 mil euros.

É também relembrado que a Cáritas Portuguesa segue o mecanismo de atuação da Caritas Internationalis que é feito em três fases, emergência, a fase atual e que tem uma previsão normal de três meses, estabilização e reabilitação, que prevê encargos mais elevados e de médio prazo dirigidos à integração, criação de meios de vida, cuidados de saúde e alojamento e a reconstrução, com necessidades mais elevadas de financiamento para o desenvolvimento de projetos a longo prazo.

Em resposta à primeira fase, a Cáritas Portuguesa, através da verba angariada, fez já a aplicação de 40 mil euros para a apoio à Cáritas da Ucrânia e à Cáritas da Polónia. Para a resposta às situações resultantes do acolhimento de refugiados em território nacional, foi alargado o programa nacional “Vamos Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.