São 12 as medidas apresentadas nomeadamente uma Parceria e Plano de Ação Multisetorial para a Adaptação às Alterações Climáticas e Combate à Desertificação, a criação e dinamização do Cluster para a Biodiversidade/Estação Biológica de Mértola/Galeria da Biodiversidade, a Agenda Local para a Sustentabilidade, Economia Circular e Empregos Verdes, assim como, a reestruturação, reorganização, reforço e melhoria dos serviços municipais de ambiente, resíduos, água, saneamento e limpeza pública e o programa municipal de construção sustentável.

São ainda propostas da coligação um Plano de Ação para a Educação e Consciencialização Ambiental, o reordenamento e regeneração do Perímetro Florestal Municipal, a montagem de telas de ensombramento no Centro Histórico e a plantação de árvores e arbustos em todas as localidades.

A enxertia das laranjeiras bravas em espaços públicos, a reconversão progressiva da frota municipal com viaturas elétricas e um programa de apoio à agricultura sustentável e de conservação são outras propostas apresentadas.

Em nota de imprensa a coligação Unidos por Mértola e pelas Pessoas afirma que a área do ambiente assume no concelho, “quer pela sua maior vulnerabilidade às alterações climáticas e desertificação quer pela riqueza da sua biodiversidade, uma importância extraordinária, devendo constituir-se como um eixo estruturante para o desenvolvimento do território e aproveitamento integral dos financiamentos do quadro comunitário no enquadramento do Pacto Ecológico Europeu”

Comente esta notícia

O património ambiental do concelho de Mértola é uma inegável riqueza, desde a diversidade paisagística do vale do Guadiana, ao montado de azinho, às ribeiras ainda preservadas como o Vascão! São as terras da perdiz vermelha e agora do lince ibérico! As populações, ao longo dos séculos, têm sabido preservar esta imensa riqueza, mas infelizmente cada vez somos menos para o fazer! E esta debilidade é ainda mais grave numa altura em que as alterações climáticas são uma realidade incontestável! Força JPV, por um futuro mais verde e sustentável, em que as pessoas de cá contem novamente!

Mário Rosa

09/09/2021

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.