Unidos por Mértola e pelas Pessoas apresentam medidas urgentes para o ambiente
A coligação Unidos por Mértola e pelas Pessoas apresenta, em nota de imprensa, medidas urgentes para o Ambiente, Sustentabilidade e Alterações Climáticas.
São
12 as medidas apresentadas nomeadamente uma Parceria e Plano de Ação Multisetorial
para a Adaptação às Alterações Climáticas e Combate à Desertificação, a criação
e dinamização do Cluster para a Biodiversidade/Estação Biológica de
Mértola/Galeria da Biodiversidade, a Agenda Local para a Sustentabilidade,
Economia Circular e Empregos Verdes, assim como, a reestruturação,
reorganização, reforço e melhoria dos serviços municipais de ambiente,
resíduos, água, saneamento e limpeza pública e o programa municipal de
construção sustentável.
São ainda propostas da coligação um Plano de Ação para a Educação e Consciencialização Ambiental, o reordenamento e regeneração do Perímetro Florestal Municipal, a montagem de telas de ensombramento no Centro Histórico e a plantação de árvores e arbustos em todas as localidades.
A enxertia das laranjeiras bravas em espaços públicos, a reconversão progressiva da frota municipal com viaturas elétricas e um programa de apoio à agricultura sustentável e de conservação são outras propostas apresentadas.
Em nota de imprensa a coligação Unidos por Mértola e pelas Pessoas afirma que a área do ambiente assume no concelho, “quer pela sua maior vulnerabilidade às alterações climáticas e desertificação quer pela riqueza da sua biodiversidade, uma importância extraordinária, devendo constituir-se como um eixo estruturante para o desenvolvimento do território e aproveitamento integral dos financiamentos do quadro comunitário no enquadramento do Pacto Ecológico Europeu”