Contactada pela agência Lusa, fonte da Universidade de Évora (UÉ) indicou que a cerimónia está marcada para quinta-feira da próxima semana, às 11:00, na sala de atos do Colégio do Espírito Santo.

O discurso laudatório vai estar a cargo de Rui Namorado Rosa, professor emérito da Universidade de Évora, acrescentou.

A instituição anunciou, em 27 de janeiro do ano passado, que tinha decidido atribuir ao antigo presidente da Câmara de Évora Abílio Fernandes o grau de Doutor Honoris Causa.

A cerimónia chegou a estar marcada para 25 de março de 2020, mas, no dia 12 desse mês, a academia alentejana revelou que a sessão seria adiada, devido às medidas de prevenção da covid-19 então implementadas.

Abílio Fernandes, de 83 anos, foi presidente da Câmara de Évora durante 25 anos, entre 1976 e 2001.

Aquando do anúncio da atribuição do grau de Doutor Honoris Causa, a reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, salientou à Lusa que o autarca "teve um contributo inegável, a seguir ao 25 de Abril de 1974, para a afirmação do Poder Local".

Além disso, sublinhou na altura, foi o autarca que "desenhou o primeiro Plano Diretor Municipal" (PDM), que "levou a cultura à cidade e tornou-a acessível a todos" e participou na classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"Teve uma visão de afirmação da cidade ao mesmo tempo que se preocupava em dar mais bem-estar às pessoas, principalmente aos mais desprotegidos", destacou a reitora, considerando que Abílio Fernandes "foi um impulsionador da evolução que a cidade sofreu".

Atualmente reformado, Abílio Fernandes foi presidente da Câmara de Évora sempre eleito em listas lideradas pelo PCP, além de ter tido vários cargos no partido.

Depois de deixar a presidência do município, após perder as eleições para o PS, Abílio Fernandes foi eleito deputado da Assembleia da República em 2005, mas, em 2007, renunciou e passou o lugar a João Oliveira, atual líder parlamentar comunista.

Abílio Miguel Joaquim Dias Fernandes, natural de Moçambique, é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa.

O centro histórico de Évora foi reconhecido em 25 de novembro de 1986 como Património Mundial pela UNESCO.


Comente esta notícia

Obrigado por tudo o que fez e muito merecido o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora. Saúde

Mariana Teles Alface

09/10/2021

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.