Venda da subconcessionária do Baixo Alentejo a fundo de investimento tem luz verdes da Autoridade da Concorrência
A Autoridade da Concorrência deu luz verde à gestora de fundos de investimento Vauban Infrastructure Partners para o controlo exclusivo, indireto, de duas sociedades com troços da subconcessão rodoviária do Baixo Alentejo, a SPER e a Planestrada.
"Em 09 de fevereiro de 2020, o Conselho de Administração da
Autoridade da Concorrência, no uso da competência que lhe é conferida (...)
delibera adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração (...)
uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à
concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados", lê-se no
aviso da AdC publicado na sua página de internet, citado pela Agência Lusa.
A SPER - Sociedade Portuguesa para a Construção e Exploração Rodoviária explora, em regime de exclusividade, a subconcessão do Baixo Alentejo, que corresponde a um troço rodoviário de 113,4 quilómetros (km), parte do IP2, localizado na região do Baixo Alentejo (Portugal), entre o Nó do Ramal (15 km a leste da cidade de Évora) e Castro Verde.
Já a Planestrada - Operação e Manutenção Rodoviária é responsável pela exploração, manutenção e conservação dos troços rodoviários incluídos na subconcessão do Baixo Alentejo, bem como pela prestação de serviços relacionados com estas atividades.
A Vauban, uma subsidiária da Natixis, sociedade controlada pelo Grupo Banque Populaire e Caisse d Epargne (BPCE), é uma sociedade gestora de fundos de investimento vocacionados para investimentos em infraestruturas nos setores dos transportes, social, digital e dos serviços públicos.
De acordo com a Lusa a Vauban Infrastructure Partners, que notificou há três semanas a AdC sobre a operação de concentração, que tinha sido anunciada pelos donos da SPER em finais de dezembro, é uma sociedade gestora de fundos de investimento vocacionados para investimentos em infraestruturas nos setores dos transportes, social, digital e dos serviços públicos.
A Lusa recorda que a venda à Vauban Infrastructure Partners foi negociada e anunciada, em finais de dezembro pelos donos da SPER, mas sem adiantar o valor do negócio, precisando apenas que os vendedores são a Tecnovia-Sociedade de Empreitadas, Tecnovia Madeira-Sociedade de Empreitadas, Conduril Engenharia, Conduril-Gestão de Concessões de Infraestruturas, Iridium Concesiones de Infraestructuras, Desarrollo de Concesiones Viarias Uno, Dragados, Novo Banco e Banco Comercial Português.