Vidigueira: “Procuram-se” figurantes para o documentário “O Visconde Indomável”
"Procuram-se" figurantes para um documentário que está a ser realizado pelos municípios de Vidigueira e da Ribeira Brava (Ilha da Madeira) sobre a Vida e Obra de Francisco Correia de Herédia que foi, entre outros relevantes cargos políticos, Presidente da Câmara de Vidigueira.
No dia
1 de julho, nas imediações do Largo da Cascata, vai proceder-se à
reconstituição histórica que visa encenar a chegada da água canalizada a
Vidigueira, no Largo da Cascata.
Para
que esta iniciativa seja um êxito são necessários, pelo menos, 200 figurantes
vestidos a rigor, em trajes semelhantes aos usados em ocasiões formais no final
do século XIX (fatos escuros para os homens e vestido claros compridos para as
mulheres).
Segundo o município de Vidigueira “os figurantes serão eventualmente filmados e/ou fotografados” e “esta participação é a título gracioso e não poderá ser objeto de nenhum pedido de renumeração posterior.”
Francisco Correia de Herédia, o Visconde da Ribeira Brava, exerceu os cargos de governador civil dos distritos de Beja, Lisboa e Bragança; foi deputado da Nação durante e após a monarquia e presidente da Câmara Municipal de Vidigueira entre 1890 a 1892 e 1899 e 1900. Natural da Ribeira Brava, na Ilha da Madeira, casou com D. Joana Gil de Borja de Meneses e Macedo, ficando ligado à Vidigueira. Teve ligação no episódio do Regicídio e, mais tarde, no golpe revolucionário de 12 de Outubro de 1918, sendo assassinado 4 dias depois durante a “leva da morte”.