Vidigueira recebe conferência sobre Vasco da Gama
“Vasco da Gama e o Condado da Vidigueira” é o tema de uma conferência marcada para esta tarde, pelas 18.00 horas, na Biblioteca Doutor Palma Caetano, em Vidigueira. Esta conferência que integrada no programa nacional de comemoração dos 500 anos da morte de Vasco da Gama conta com a presença da ministra da Cultura.

A conferência que tem como orador convidado o historiador José Manuel Garcia, pretende aprofundar o conhecimento sobre o navegador português, descobridor do Caminho Marítimo para a Índia, uma das figuras maiores da história portuguesa e mundial.
Vasco da Gama foi o primeiro europeu a alcançar a Índia por via marítima, em 1498, inaugurando uma nova rota, que contornava o extremo sul de África, abrindo caminho a novas trocas comerciais.
O feito do navegador foi premiado pelo rei Manuel I, que lhe outorgou o tratamento por “Dom” e o cargo de almirante das Índias, e uma pensão de 300.000 reais. Mais tarde, o navegador recebeu o título de conde da Vidigueira.
Vasco da Gama voltou duas outras vezes à Índia, em 1502 para ajudar militarmente Álvares Cabral numa contenda com comerciantes muçulmanos e, em 1524, como vice-rei para reorganizar a administração portuguesa no território. Morreu nesse ano, na noite de Natal. Foi sepultado em Cochim e, posteriormente, o seu corpo trasladado para Lisboa, encontrando-se os seus restos mortais na igreja do Mosteiro dos Jerónimos.
Comente esta notícia
Destaques

Vale da Rosa chega a acordo com grupo espanhol para parceria

Legislativas 2025: Bernardino Soares é o cabeça de lista da CDU por Beja

Aljustrel: Multinacional investe 20 ME para produzir biometano a partir de subprodutos agroindustriais
