Mulheres com H hoje com Teresa Saraiva
Teresa Saraiva é bióloga de formação e desde pequena que percebeu que o “seu aquário” é um local onde haja verde, natureza e tranquilidade. Nesse contexto, o Porto não fazia parte dos planos e foi também isso que a fez chegar ao Alentejo com um estágio após a faculdade.
A temática da sustentabilidade foi ganhando terreno no seu interesse e trabalho, e fixou-se no Alentejo onde criou a Ecosativa, uma empresa de consultadoria em ambiente e sustentabilidade que se bate “taco a taco” com as maiores empresas concorrentes, a partir de Vila Nova de Milfontes.
Teresa Saraiva é mãe de duas filhas, é uma pessoa focada, obstinada, rigorosa e uma “estratega com alguma dose de inconsciência”, uma pessoa para quem os valores da amizade, da descoberta e do conhecimento são fundamentais, não só na vida pessoal mas também na vida profissional.
O Baixo Alentejo é um território que identifica como brilhante e que recomenda por completo, no entanto Teresa Saraiva não deixa de notar que o Alentejo que conhecemos é um território em transformação .
Essa transformação é inerente à forma com o que tem sucedido no território e quantidade exagerada de pessoas que a ele tem chegado. Na sua opinião, esta situação desajustada na proporção irá transformar o território e retirar-lhe algumas das suas características.
Esta mulher que lidera no Alentejo uma empresa que se bate (e supera) qualquer empresa sediada em Lisboa ou no Porto é alguém que importa empoderar neste projecto, pelo que faz, como pensa e pela forma como valoriza diariamente o nosso Baixo Alentejo.