25 de Abril: Música antecede feriado no distrito de Beja
Ainda antes de soarem as doze badaladas, os concelhos do distrito de Beja já vão estar em ambiente de festa. Para esta noite estão agendados diversos espetáculos, com a música e o fogo de artifício a saudarem os 50 anos do 25 de abril.
Foto: O Atual
É um modelo de comemorações que já não é de agora, mas este ano com um valor diferente. São 50 anos do 25 de Abril de 1974 e no distrito de Beja a música é uma das principais formas de entrar no feriado.
Esta noite, a Praça da Resistência em Aljustrel recebe um espetáculo comemorativo. Marcada para as 22.00 horas está a atuação dos Anjos e Banda da SMIRA, seguida de uma evocação ao 25 de abril pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Teles.
Ainda antes da meia-noite sobem ao palco os Grupos de Cante Alentejano do concelho, numa atuação em uníssono. Depois do fogo de artifício a noite continua com o DJ Brazzoff Remember 70´s.
Em Almodôvar, o Complexo Multiusos de Eiras recebe esta noite o Concerto 50 anos de Abril com a Associação Orquestra Clássica de Almodôvar, seguido à meia-noite de um espetáculo Piromusical 50 anos de Abril.
Em Alvito, são as atuações dos Adiafa e AP Braga que completam a noite musical, na Praça da República, antes do habitual fogo de artifício que chega também a Vila Nova da Baronia.
Barrancos regressa hoje ao passado com a atuação da Banda 80&TAIS- Tributo aos anos 80, seguida das misturas do DJ´S Pika e Riragen no Quintalão das Festas.
Como é habitual, para comemorar a Revolução dos Cravos, a Praça da República de Beja é espaço para diversos momentos musicais. Esta noite sobe primeiro ao palco a Banda Filarmónica Capricho Bejense e às 22.00 horas os convidados são os UHF.
Já depois do fogo de artifício, Beja recebe as atuações de Mundo Segundo & Sam the Kid e a noite termina com o DJ Mikas.
Em Castro Verde, a véspera do feriado é passada no Cineteatro Municipal, num espetáculo Evocativo da Revolução com o artista Camané e a participação especial dos Grupos Corais “Os Ganhões” de Castro Verde e “As Ceifeiras” de Entradas.
Terminado o concerto, está marcada uma Arruada com a Banda da Sociedade Recreativa e Filarmónica 1º de Janeiro, à qual se segue um espetáculo de fogo de artifício
Os Grupos Corais Flores do Alentejo, Bafos de Baco, Ceifeiros de Cuba e Raízes do Cante têm encontro marcado esta noite na vila de Cuba. No Largo Conde da Esperança está também previsto o momento do Somos Livres, de alunos do pré-escolar e 1º Ciclo, bem como a atuação da Quinta do Bill Sinfónico c/a Banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1.º de Dezembro.
Vinte minutos antes da meia-noite, é a vez da Banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1.º de Dezembro atuar, acompanhando o desfile até ao local do fogo de artifício.
O Presidente da Câmara de Ferreira do Alentejo tem um discurso marcado no Jardim Público do concelho, seguido da atuação musical Fio da Navalha e um Espetáculo Piromusical e Multimédia.
Em Mértola, a véspera do Dia da Liberdade é passada no concerto “Zeca Sempre”- Comemorar o 25 de abril, às 21.30 horas, no Cine Teatro Marques Duque.
Já em Moura, é uma Assembleia Municipal Extraordinária que assinala a data, no Cine-Teatro Caridade, com lançamento de fogo de artifício à meia-noite.
O Abril em Odemira já deu início às comemorações dos 50 anos do 25 de abril no concelho, e as atuações de Marco Rodrigues, Richie Campbell e DJ Vibe marcam a noite de hoje.
Alguns artistas do concelho de Ourique juntam-se hoje no Pavilhão Multiusos, às 21.00 horas, para um Espetáculo Cultural.
A Praça da República de Serpa é espaço para os que querem assistir à atuação de Grupos Corais, a um Espetáculo Musical com BOÉMIA, e a uma Arruada da Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa.
Na Vidigueira, a Noite da Liberdade vai ser na Praça da República, com a presença do Grupo de Cante Alentejano de AEVID e de uma Banda Rock A´Lady. Quinze minutos antes do fogo de artifício obrigatório, ao palco do concelho sobem os Cantadores do Cabeço do Diabo “Grândola Vila Morena”.